top of page
O DESIGN E OS SENTIDOS

De acordo com Jinsop Lee, em sua palestra "Design para os 5 sentidos",  um projeto de design alcança a  satisfação e felicidade quando nele existe um belo contato com todos os 5 sentidos: audição, paladar, olfato, tato e visão. Ele compara um objeto de design "perfeito" com uma experiência de vida, como o sexo. Em suas estatísticas, em uma pesquisa feita com seus alunos, ele relatou que a experiência de vida que mais se aproximava ao prazer máximo seria um "sexo bem feito", pelo fato de usar bem todos os sentidos.

vr.jpg

Playstation VR sendo usado.

Como ainda é minha primeira interação com esse tema, tenho certeza que ainda vou aprender muito mais do assunto e podendo me aprofundar melhor. Espero poder usar futuras experiências em projetos e em experiências de vida, sempre tentando estimular o máximo de sentidos possíveis.

Palestra de Jinsop Lee "Design para os 5 sentidos".

Sendo um aluno de Midias Digitais e me reconhecendo como um atuante do design gráfico, me perguntei como eu poderia estimular algum sentido que não fosse visual ou auditivo dentro de uma peça minha. E pesquisando pude notar que muitas coisas já rolam há tempo utilizando diferentes sentidos humanos e eu nem havia pensado por esse lado. No geral, são objetos com muito potencial e que despertam o interesse em milhares de pessoas todos os dias. Como exemplo mais básico, poderia citar o Playstation VR e o Kinect. Até então o mundo dos jogos se limitava apenas à visão e à audição, mesmo com gráficos absurdos. Com a chegada desses equipamentos no mundo, um novo método de jogar foi atribuído aos gamers, disponibilizando agora um contato direto com o tato.

Referências usadas:

https://www.youtube.com/watch?v=N6wjC0sxD2o
https://medium.com/chocoladesign/design-usando-os-5-sentidos-bfa6e9185315
https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/design-para-os-5-sentidos-futuro-em-potencial-aed122e533a8

bottom of page