top of page

THE  THIRD  THUMB

branco.jpg

D A N I  C L O D E

Dani Clode.jpg

Designer de produto e fotógrafa

Graduada do Royal College of Art

Mestrado em Design Products

Bacharel em Design Industrial

De acordo com a própria criadora, o terceiro polegar foi criado com o intuito de ressignificar próteses como extensão do corpo. "A origem da palavra 'prótese' significava 'adicionar, colocar'; então não conserte ou substitua, mas estenda."

Não só isso, mas Clode convida também a pensarmos no objeto como auto-expressão e uma experiência, além de instigar debates sobre definição de 'habilidade'.

branco.jpg
branco.jpg
branco.jpg
gif.gif
motores.jpg
cima.jpg

COMO FUNCIONA?

"Os motores são controlados por dois sensores de pressão instalados em seus sapatos, sob os dedos dos pés, e comunicam ao polegar via conexão Bluetooth. O controle de pé é inspirado em produtos que ajudam a desenvolver a já forte conexão entre nossas mãos e nossos pés. Por exemplo, dirigir um carro, usar uma máquina de costura ou tocar piano."

Com isso Clode propõe um estímulo e cooperatividade em ações entre mãos e pés dos usuários.​

As três partes que compõem o dedo são feitas por impressão 3D feitas com um filamento de plástico chamado Ninjaflex. ​"A cobertura estrutural para a capa de mão e punho para os motores são ambas impressas em 3D na resina cinza rígida e lisa."

Clode diz que a impressão 3D é fundamental para esse projeto pois "permite a criação rápida de protótipos, projetos personalizados para vários tamanhos de mão e produção única."

branco.jpg
branco.jpg
como.jpg
branco.jpg
branco.jpg
outras imagens.png
branco.jpg
imagens.png

Como opinião, sem entrar no mérito conceitual do projeto de Clode, acredito que essa interação mãos e pés possa ser limitadora para certo tipo de pessoas, até por que necessitaria de estar usando sapatos para essa interação. Então possivelmente usar o "Third Thumb" em um ambiente de relaxamento como em casa poderia ser algo um pouco desconfortável. Minha sugestão é que pudesse haver uma interação mão com mão, onde a própria mão pudesse enviar estímulos para o dedo com o objetivo de reforçar o uso do "Third Thumb" e fazer com que o usuário sinta que está mexendo o dedo da mão com a própria mão. Em relação à material, eu achei o uso da impressão 3D muito interessante, sem críticas a fazer. 

branco.jpg
branco.jpg
branco.jpg
guitarra.gif
branco.jpg
branco.jpg
branco.jpg
gif2.gif
bottom of page